8.0

Oeiras é uma vila situada na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Distrito de Lisboa, em Portugal. É sede de um pequeno município com 45,84 km² de área e 162.128 habitantes (2001), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Sintra e Amadora, a leste por Lisboa, a oeste por Cascais e a sul tem costa na zona da foz do rio Tejo, onde o estuário termina e começa o oceano Atlântico, situando-se frente a Almada.

 A sua elevação a vila foi a 7 de Junho de 1759 através de Carta Régia por D. José I. Muito embora as origens do povoado datem do século XII (1147), foi neste reinado que Oeiras conheceu grande desenvolvimento, com a atribuição ao Marquês de Pombal do título de Conde de Oeiras.

No princípio do século XX as praias da linha eram muito frequentadas, especialmente pelas classes sociais mais altas, que aqui se dirigiam por indicação médica, já que se considerava que o ar e a água das praias do concelho tinham efeitos medicinais. Actualmente o concelho apresenta um dos mais elevados índices de qualidade de vida em Portugal, tendo deixado de ser considerado apenas como local de passagem entre Lisboa e Cascais e assumindo-se como a sede de importantes empresas ligadas às novas tecnologias (são exemplo disso o TagusPark, Quinta da Fonte e o LagoasPark) e à prestação de serviços.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!