Paisagem Protegida do Corno do Bico

8.5

Classificado desde 1999 como Paisagem Protegida, o Corno do Bico, situado no sudeste do lindíssimo concelho de Paredes de Coura, é um local de grande beleza e importância natural da região do Alto Minho, bem no Norte do País.

A Paisagem Protegida do Corno do Bico compreende uma área de 2175 hectares, dos quais 25% são matas formadas por carvalhos e outras folhosas. Esta grande e importante mata de carvalhos de diferentes espécies, plantada nos anos 40 do século XX, é a razão principal da classificação, que junta muitos outros legados naturais de grande relevo.
Por aqui passam os belos rios Labrujo, Coura e Vez, permitindo a existência de outras espécies como amieiros, salgueiros ou freixos, mas também outras como azevinhos, vidoeiros ou bétulas. Em termos de fauna, são de destacar espécies como o lobo, a toupeira de água, a lontra, a gineta, o javali ou o tritão palmado, entre muitas outras.

Esta maravilhosa paisagem serrana, permite panoramas sem igual, onde a natureza, e a granítica tradição patrimonial espelham o bucolismo da verdejante região, como se pode observar nos pontos altos como a Senhora da Pena, a 735 metros de altura, ou no Corno do Bico, a 833 metros de altitude.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!