Parque Natural da Serra de São Mamede

Portalegre

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Descrição

Situado em pleno Alentejo, próximo da fronteira com Espanha, o Parque Natural da Serra de São Mamede ocupa uma área de cerca de 31.750 hectares, distribuídos por uma paisagem única, albergando variadas espécies que importam preservar.

O Parque como que se divide em duas áreas distintas, a área Norte e a Sul, com características distintas. A zona Sul do parque apresenta um relevo suave e ondulado, com uma altitude que varia entre 300 e 400 m, sendo a paisagem dominada por montado puro de sobreiros e azinheiras. Aqui a pequena e média propriedade é substituída pela grande propriedade, predominando a agricultura extensiva de sequeiro, por vezes em associação com o montado de sobro e azinho e a criação de gado.
A zona Norte e centro, onde se situa a serra propriamente dita, conta com altitudes superiores a 800 m, sendo uma zona marcada por relevos proeminentes, onde predominam carvalhos e castanheiros, e predomina a pequena e média propriedade, com uma utilização diversificada que resulta da consequente compartimentação do espaço.

O seu cume, a 1025m de altitude, é o ponto mais elevado a sul do Tejo, proporcionando paisagens inesquecíveis, de onde, num dia claro, se chega mesmo a ver o mar, localizado a mais de 200 km de distância.

O Parque Natural da Serra de São Mamede tem uma grande importância a nível ornitológico, fazendo parte da rota migratória de muitas espécies de aves entre a Europa e a África. Na sua área o Parque alberga uma importante Fauna, com destaque para a Águia-de-Bonelli, o Bufo-real, o Abutre-negro, o Grifo, o Abutre do Egipto, a Cegonha-preta, o Peneireiro-cinzento e também Víboras, Morcegos, Javalis ou Lontras, entre tantas outras espécies que aqui habitam.

O Parque prima igualmente pela sua vertente humana, compreendendo nos seus domínios aldeias, vilas e cidades alentejanas de grande beleza, mas também uma grande herança Pré-histórica e Paleolítica, com gravuras rupestres, monumentos megalíticos, castros, ruínas romanas, entre tantos outros importantes legados Patrimoniais que importam descobrir.

entire


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
parquesnaturaisfaunafloraalentejoalentejanas