Parque Natural do Douro Internacional

7.3

O Parque Natural do Douro Internacional abrange a área onde o rio Douro e o seu afluente Águeda constituem a fronteira natural entre Portugal e Espanha, ocupando uma área de 85 150 hectares.
A zona abrangida pelo Parque Natural é de extrema beleza natural onde o Rio Douro é a estrela, e aventurando-se por uma das muitas veredas que vão dar ás arribas do Douro Internacional (caminhos de terra batida, entre vinhas, olival e idílicos lameiros recortados por muros de xisto e granito bordados de freixos e olmos) poderá contemplar uma das mais fantásticas paisagens do troço internacional do Douro.
O clima da região é caracterizado pelos seus invernos muito frios e verões muito quentes e secos.
Pela sua imensa extensão, clima e localização, o parque natural do Douro Internacional tem uma riquíssima fauna e flora. Bosques de carvalho negral, cerquinho, de azinheira e zimbrais, entre outras imponentes árvores e vegetação pululam em áreas do Parque, a par com a fauna, com espécies tão diversas como a Águia-real e a Cegonha-negra (em perigo de extinção), ou o Abutre-do-Egito e Gralha-de-bico-vermelho, ou o Lobo, a Toupeira de água, o Gato-bravo que habitam entre tantas outras como o pombo, abrigado nos tradicionais pombais, que faz parte da dieta do agricultor e enriquece a terra.
As casas concentram-se envoltas por campos cultivados: nas zonas planálticas predomina a cultura de cereais e as zonas mais baixas e húmidas dos vales são ocupadas por lameiros.
Organizados pelo Parque Natural do Douro Internacional, funcionam interessantes passeios de barco em diversos locais deste Parque.
O Parque Natural do Douro Internacional é o mais recente parque natural português, criado em 1998 e indubitavelmente um mundo aparte, um mundo que se manteve esquecido e, por esse motivo, intacto do exterior, protegido dos excessos e das confusões, o que lhe confere uma beleza e riqueza muito próprias e a preservar

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!