9.3

O Paúl é uma bonita vila serrana pertencente ao concelho da Covilhã, situada na vertente sul da imensa Serra da Estrela, na margem esquerda da agradável ribeira da Caia.

As terras da região são de grande fertilidade, produzindo afamados produtos vegetais, que conferiram à vila o seu agradável aspecto rural, e ajudaram a fixar populações desde tempos remotos. De facto, é provável que por aqui tenham passado Fenícios, Gregos, Romanos e Árabes, que aqui terão deixado as suas influencias e importantes conhecimentos agrícolas.

Esta bonita e típica aldeia já foi inclusivamente votada a “segunda aldeia mais Portuguesa” do País, ficando Monsanto em primeiro lugar.

Vale a pena conhecer as suas ruas estreitas e sinuosas, rodeadas por pequenas habitações em zonas agrícolas, com interessantes monumentos como a Igreja Matriz, com elementos Barrocos; a Capela do Espírito Santo; a Ponte do Paúl; o interessante Museu Etnográfico, situado numa típica casa serrana, mostrando a riqueza patrimonial deste estilo de vida; o Cruzeiro da vila bem próximo do Chafariz da Praça; ou o mesmo as muitas heranças rurais de importante legado patrimonial, como Moinhos e Lagares, entre outros.

O Paúl orgulha-se do seu Santuário de Nossa Senhora das Dores, construído em 1954, após uma promessa feita por altura das Invasões Francesas, prometendo que se o Paul não sofresse qualquer dano uma ermida seria construída no Monte da Fonte Santa. O Santuário é constituído por uma imponente escadaria ladeada por doze capelinhas com os passos da vida de Cristo, com figuras em tamanho natural, encimada pelo Templo, possuindo também um agradável parque de merendas.

A região está dotada de diversos espaços verdes e naturais, que apelam à tranquilidade e paz de espírito, como na bonita Ribeira de Caia, e no Vale do Paul.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!