Pegadas de Dinossaurios da Serra de Aire

7.2

Situado no local onde antes funcionava uma pedreira, a Pedreira do Galinha, localidade do Bairro, Concelho de Ourém, em pleno Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros, o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire contém um importante registo fóssil do período Jurássico, as pegadas de alguns dos maiores seres que alguma vez povoaram o planeta Terra: os dinossáurios saurópodes.
Esta jazida paleontológica de pegadas de dinossáurios com cerca de 175 milhões de anos de idade foi descoberta a 4 de Julho de 1994, e o monumento foi criado em 1996 e aberto ao público em 1997.
No Monumento encontram-se 20 trilhos, constituindo os maiores e os mais antigos trilhos de saurópodes de que há conhecimento sendo, também, dos mais nítidos, compostos por mais de 1000 pegadas, destacando-se uma com 147 metros de comprimento, em excelente estado de conservação, que corresponde à mais longa pista de dinossáurio saurópode conhecida no mundo.
Os saurópodes eram dinossáurios herbívoros, quadrúpedes, possuidores de cabeça pequena e pescoço e cauda muito longos. O seu corpo maciço era suportado por membros grossos e possantes (semelhantes aos dos elefantes), ostentando, em cada polegar das mãos e dos pés, uma unha afilada ou garra, com membros posteriores usualmente maiores que os anteriores.

O Monumento é também formado pelo Jardim Jurássico, com o objectivo de reproduzir o meio ambiente da época dos dinossáurios e o Aramossáurio, um Centro de Animação Ambiental, oferta de alojamento, um auditório, um parque de merendas, um grande painel ilustrativo da evolução da vida na Terra ao longo do tempo geológico bem como diversos painéis informativos ao longo dos cerca de 1000 metros do seu percurso.
Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire promove ainda uma vasta oferta de actividades e animação, como os Campos de Férias ou actividades variadas como canoagem, escalada e rappel, pedestrianismo, btt, espeleologia ou passeios de burro.
Existem diversos tipos de visitas possíveis ao monumento: visitas autónomas, visitas guiadas ou visitas para grupos, com condições e preços especiais.


Horários:
Verão: (21 de Março a 22 de Setembro)
Segunda-feira - encerrado (excepto nos feriados)
Terça-feira a Sexta-feira - 10H00-12H30 e 14H00-18H00
Sábado, Domingo e feriados - 10H00-12H30 e 14H00-20H00

Inverno: (23 de Setembro a 20 de Março)
Segunda-feira - encerrado (excepto nos feriados)
Terça-feira a Domingo e feriados - 10H00-12H30 e 14H00-18H00


Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!