Penacova
Informação
As origens embora remotas são pouco claras, supondo-se que a povoação terá se desenvolvido de um Castelo, provavelmente construído no século IX ou X que foi provavelmente um baluarte Cristão nas lutas contra os Muçulmanos.
Hoje em dia Penacova é uma vila maioritariamente rural, onde os serviços têm também alta importância. Por todo o concelho encontram-se pequenas aldeias rurais e lugares, quase que perdidas no tempo, e aninhadas na geografia serrana, que as tem protegido ao longo dos séculos, como é o caso da Portela de Oliveira, Gavinhos, Lórvão, Carvalho, Rebordosa, Sanguinho, Felgar ou Besteira, entre tantas outras.
Penacova orgulha-se do seu Património, com monumentos como a bonita Igreja Matriz do século XVI, as Capelas de São João (século XVI) e a de Santo António (século XVII), o Pelourinho da Vila ou a Quinta da Ribeira, valendo também a pena conhecer as Capelas da Senhora do Monte Alto e de Nossa Senhora da Guia.
As paisagens são, de facto, a mais valia da região, com pontos de visita interessantes, como o Miradouro Raúl Lino dispondo de uma magnífica vista sobre o fantástico Rio Mondego, ou o Penedo de Castro, bem como os miradouros naturais das Serras da Atalhada e da Aveleira, de onde se avistam maravilhosos panoramas.
Muito interessante para um maior conhecimento da região e da sua faceta rural e tradicional, é o Museu Etnográfico de Penacova, e igualmente uma passagem pelos muitos Moinhos, que são também ele imagem de marca da região.
A região de Penacova tem muito para oferecer, como as lindíssimas albufeiras das Barragens da Raiva e da Aguieira, que reúnem as melhores condições para a mais variadas actividades de lazer e turismo, tão próxima da maravilhosa Serra do Buçaco.