6.8

Vila da região Centro do País, tem o cognome de Vila Presépio, pela sua beleza e disposição física e geográfica.
Fundada ainda antes da nacionalidade, teve o seu primeiro foral em Julho de 1137, concedido por D. Afonso Henriques, sendo portanto um dos Municípios mais antigos do País, dada a sua importância estratégica por alturas da reconquista.
A marcar a história desta vila de importante legado patrimonial e singular beleza, está o seu Castelo, de onde se tem um fantástico panorama sobre a paisagem circundante, nomeadamente a pitoresca vila e as encostas densamente arborizadas da Serra da Lousã.
Passeando pelo concelho de Penela o visitante depara-se com inúmeros legados patrimoniais, como o Pelourinho de Penela, as Igrejas de São Miguel, da Misericórdia (século XVI) ou a de Santa Eufémia (renascentista), entre tantas outras espalhadas pelo município.
O Concelho de Penela é igualmente rico em aldeias serranas com a sua arquitectura rural típica bem preservada, como Ferraria de S. João, na Freguesia da Cumieira, sendo igualmente rico na sua beleza serrana natural.
Perto de Penela situa-se a povoação do Rabaçal, com a sua importante Villa Romana datada do século IV d.C, e o seu bonito Vale, de onde provém uma erva afamada: a erva de Santa Maria, que diz-se ser o segredo para o sabor excelente do seu Queijo, feito de uma mistura de leite de ovelha e de cabra.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!