Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Descrição

Poiares é uma bonita freguesia da típica região de Trás-os Montes, localizada na fantástica margem direita do Rio Douro, num vale paralelo a este importante rio, plena de história e beleza.

O topónimo “poiares” poderá derivar do termo “Poio”, que significa na região "monte, outeiro ou colina mais alta". De facto, diz a lenda que nas margens do rio Douro existiria a povoação de Santo Estêvão, usualmente fustigada pelas cheias do rio, que terá sido mudada para terrenos mais altos e menos sofridos, e ido “poisar” mais acima, na actual Poiares.

Poiares é uma localidade já com bem antigas referências históricas, crescendo a sua importância no século XIII, aquando o declínio da vizinha Vila de Alva.

A actividade económica principal desta freguesia é a agricultura, produzindo-se aqui vinho, azeitona, laranja, mel e cereais de qualidade.

Um dos grandes atractivos patrimoniais de Poiares são as muitas casas tradicionais construídas no típico xisto, como é bem visível na bonita Rua do Coiço, onde se verifica que a tradição e costumes ainda permanecem graciosamente vivos ao passar dos séculos.

Poiares orgulha-se da sua Igreja Matriz, datando de 1962, bem como dos seus legados arqueológicos de grande importância, como a Pintura Rupestre “A Lontra” da Fraga do Gato, a Calçada de Alpajares e o Castro de S. Paulo, onde junto das ruínas de uma capela erigida a este Santo se encontram vestígios numa rocha de xisto, de que se julga serem sepulturas.

entire


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Empresas

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
poiaresdourotrasosmontesvilaalva