6.5

São Lourenço é a península mais a Este da fantástica Ilha da Madeira, representando uma faceta completamente diferente de todo o resto da Ilha, que é conhecida pela sua luxuriante vegetação que ganhou o título de “jardim à beira mar plantado”. São Lourenço é, pois, uma península de origem vulcânica, maioritariamente basáltica, conferindo-lhe um aspecto árido, de vegetação rasteira e uma ausência de árvores que contrasta totalmente com a restante paisagem da ilha.

Com cerca de 9 Km de comprimento e 2 Km de largura, inclui dois ilhéus, o Ilhéu da Cevada, da Metade ou dos Desembarcadouros e o Ilhéu da Ponta de São Lourenço (ou do Farol), tendo sido classificada como Reserva Natural em 1982. A Península está, então classificada como Reserva Natural Parcial, e o Ilhéu do Desembarcadouro como Reserva Natural Integral. São Lourenço é, pois, habitat para interessantes espécies de fauna e flora, podendo aqui encontrar-se, embora com alguma dificuldade, a foca mais rara do mundo: o Lobo Marinho.

No seguimento, encontra-se a praia de areia da Ilha, conhecida por Prainha, usualmente muito frequentada por locais e turistas, que procuram o aprazível mar madeirense aliado a uma agradável extensão de areal natural, único na Ilha da Madeira.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!