Ponta Delgada Marina Velha - Observação de Cetáceos
Informação
Embora apresente o nome generalista de observação de “Baleias“, e estas sejam mesmo a “jóia” mais apetecida, é também possível a observação de golfinhos e outros cetáceos, tartarugas, tubarões e diversas aves marinhas, sem falar da própria contemplação da natureza que uma viagem destas possibilita.
É nos meses de Verão que se denota uma maior abundância de mamíferos marinhos, tendo sido registadas mais de 20 diferentes espécies no Arquipélago. Geralmente, durante os meses de Verão é mais comum avistarem-se nas águas açorianas cachalotes fêmeas com as crias, conquanto no Inverno mais cachalotes machos.
Os Açores apresentam uma já bem antiga tradição de caça à baleia, utilizando-se os seus frutos nos mais variados produtos ao longo dos tempos, tendo-se proibido esta prática desde 1985, e desde então crescido progressivamente a comunidade de cetáceos pelo arquipélago.
Desde o início dos anos 90 do século XX que esta observação dos cetáceos se faz um pouco à imagem das técnicas pesqueiras de outros tempos: ao longo da costa estão os chamados “vigias”, munidos de binóculos e experiência nesta observação, entrando em contacto com os “capitães” que orientam os barcos na direcção correcta.
De forma a proteger o habitat dos animais, e também os observadores, é obrigatório desligar os motores das embarcações, permanecer a cerca de 50 metros de distância e não mais que 30 minutos.