Ponte de Sandomil

7.9

Situada na bonita freguesia de Sandomil, concelho de Seia, esta antiga Ponte de pedra sobre o Rio Alva está inserida numa paisagem rural e bucólica de grande beleza.
O saber popular apelida a Ponte de Romana, dizendo-se que a Ponte serviria de ligação militar para facilitar a passagem dos exércitos entre Sandomil e as povoações vizinhas.
Não obstante, outras correntes sugerem que esta será uma ponte de fundação medieval, provavelmente construída sobre uma anterior construção Romana, reutilizando os materiais da mesma.

A Ponte está perfeitamente enquadrada na paisagem, sobre as águas cristalinas do magnifico Rio Alva, dignificando-a em todo o seu esplendor.


A Lenda de Sandomil
No tempo das invasões Romanas, as tropas invasoras foram sucessivamente derrotadas pela bravura dos Hermínios, comandados por Viriato, nos contrafortes da Serra da Estrela.
Numa das investidas para conquista das terras ribeirinhas das margens do Alva, ao se aproximarem de Sandomil, não contaram com a bravura dos seus habitantes que lhes conferiram uma tremenda derrota.
Em retirada, os Romanos debateram se deveriam ou não voltar à carga, dizendo uns para os outros que não valeria a pena, pois contra tais defensores, “nem sendo mil” (“Sandomil”) os venceriam.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!