Ponte Medieval de Mirandela

6.9

Também conhecida por Ponte Velha, esta medieval estrutura situa-se sobre o rio Tua, junto a Mirandela, constituindo durante centenas de anos a única via de atravessamento do rio para os mirandelenses.

A Ponte terá sido construída no século XVI, tendo sofrido diversas intervenções ao longo dos séculos. Há mesmo notícia de no mesmo local ter existido uma outra ponte, edificada em princípios no século XV.
Entre as várias reconstruções que sofreu ao longo dos séculos realçam-se as feitas em 1910, por no ano antes terem caído quatro arcos devido a grandes cheias, substituindo os arcos arruinados somente por dois com maiores dimensões, ficando assim a ponte com os dezassete arcos actualmente visíveis.

A Ponte, em cantaria de granito, apresenta hoje em dia 238,5 metros de comprimento, assente em dezassete arcos, quatro deles quebrados.
O tabuleiro é plano, inicialmente lajeado, encontrando-se hoje alcatroado, e serve presentemente uso pedonal, inserida plenamente nesta paisagem que tem estado a sofrer um nobre embelezamento, constituindo também um dos símbolos da cidade de Mirandela.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!