7.5

Porches é uma bonita vila Algarvia pertencente ao concelho de Lagoa, famosa pela sua produção de artesanato e vinho, e pela manutenção da tradicional arquitectura popular da região.

A vila tem origens muito antigas, existindo vestígios de ocupação humana desde o longínquo período Neolítico, e pensando-se que terá sido uma importante povoação Romana, localizada mais próxima da costa, que posteriormente se terá desenvolvido no local actual.
Com a produção do seu vinho e do artesanato, Porches mantém a sua feição rural até aos nossos dias, embora com uma crescente feição turística, albergando ‘resorts‘ e diversas infra-estruturas turísticas.

Porches orgulha-se do seu património, como a sua bela Igreja Matriz do século XVI, mas muito alterada após o grande terramoto de 1755, ou o que resta hoje em dia do antigo Castelo, provavelmente de origem Mourisca ou mesmo Romana, ou mesmo Forte da Nossa Senhora da Rocha sobranceiro ao mar, num local de grande beleza, com a interessante Ermida de Nossa Senhora da Rocha, onde se diz ter acontecido uma aparição da Virgem Maria.

Na vila existem várias olarias e lojas de artesanato, que mostram a melhor produção da zona, que se orgulha também da sua arquitectura popular, albergando uma grandiosa chaminé típica do Algarve, mas de grandes proporções, atingindo mesmo dois andares.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!