Póvoa de Varzim
Informação
Esta é uma região ocupada pelo homem desde há longos séculos, existindo vestígios da fundação de uma cidade fortificada por volta de 900 a.C., desde sempre com uma forte relação com o vasto mar. Em inícios da Idade Média era uma pequena e pobre comunidade piscatória, tornando-se mesmo no principal porto de pesca do Norte do País em pleno século XVIII.
Já a partir do século XIX dá-se um grande desenvolvimento turístico que se tem mantido, nomeadamente através de importantes estruturas como o Casino e, claro, das muito apreciadas praias de areal com mais de 12km de comprimento.
O florescimento de diversas industrias, sobretudo do sector têxtil, proveram a cidade de nova força e desenvolvimento.
Apesar de todo o desenvolvimento e crescimento urbano, a Póvoa de Varzim orgulha-se da sua história, das suas tradições e do seu património, como se pode observar no interessante Museu Municipal de Etnografia e História, situado no Solar dos Carneiros do século XVIII e possuindo uma grande colecção sobre a original Comunidade Piscatória Poveira, ou no Pólo Museológico da Cividade de Terroso, uma das mais importantes estações arqueológicas Castrejas do Noroeste.
A Póvoa de Varzim orgulha-se dos seus monumentos ostentando legados patrimoniais como a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição do século XVIII; o monumental Aqueduto do século XVIII de 999 arcos que levavam água para o Mosteiro de Santa Clara em Vila do Conde; o Pelourinho do século XIX; a Barroca Igreja Matriz (século XVIII); o edifício dos Paços do Concelho do século XVIII ou a barroca Capela de Nossa Senhora das Dores.
Nos arredores da cidade encontram-se várias aldeias e lugares tradicionais, como São Pedro de Rates (que possui uma importante Igreja Românica dos séculos XI-XIII), Rio Mau ou Estela dona de um interessante conjunto arquitectónico, de casas coloridas conhecidas por “torres”, entre outros localidades que vale bem a pena conhecer.