Praça Dom Pedro IV - Rossio

Lisboa

Informação

A Praça de D. Pedro IV, mais conhecida pelo seu antigo nome de Rossio delimita a norte a área da Baixa Pombalina e é, desde há seis séculos, o coração de Lisboa. As mais diversas iniciativas e eventos tiveram lugar nesta praça, desde touradas, a festivais, paradas militares, comícios políticos e mesmo autos-de-fé na época da Inquisição. O Rossio é um livro vivo, de páginas abertas a quem o queira visitar.
Renascida dos escombros deixados pelo terramoto de 1755 que assolou o País, a Praça do Rossio, com os seus cosmopolitas edifícios pombalinos, espaço soalheiro e acolhedor, animou-se com hotéis (já desaparecidos) que se enchiam de forasteiros, lojas, tabacarias e, como não poderia faltar, inúmeros cafés, instituição muito portuguesa onde se conversava, se conspirava, se falava dos assuntos políticos, se discutiam as artes.
Bem no centro da Praça ergue-se numa coluna de 28m de altura, a estátua de D. Pedro IV, o primeiro imperador do Brasil independente, aqui colocada em 1870. Na sua base existem quatro figuras femininas, alegorias à Justiça, à Sabedoria, à Força e à Moderação, qualidades atribuídas a D. Pedro.
Em 1889 foram acrescentadas duas fontes monumentais, uma de cada lado da coluna, hoje em dia coloridas pelas flores vendidas pelas já tradicionais floristas do Rossio.
O pavimento da Praça, em meados do século XIX, foi coberto com a tradicional Calçada Portuguesa, com motivos ondulantes pretos e brancos.
No lado norte da praça fica o Teatro Nacional D. Maria II, que recebeu o nome da filha de D. Pedro, D. Maria II.
A sul, está um gracioso arco, obra de arquitectura Pombalina de finais do século XVIII, que estabelece a ligação com a rua dos Sapateiros.
Apesar das muitas alterações no estilo de vida ao longo dos seis séculos de existência desta Praça, muitas tradições ainda se mantêm, e uma paragem no Café Nicola (lado ocidental) ou na Pastelaria Suiça (lado oriental) continua a ser o dia-a-dia típico do bom lisboeta.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

7.9Bom40 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma