7.1

Praia localizada na Península de Cacela, junto à aldeia histórica de Cacela Velha. Encontra-se integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas suas águas quentes e calmas e pela beleza das suas paisagens.
O acesso é feito a pé, a partir da praia da Manta Rota, ou então pedindo a um pescador para fazer a travessia da Ria Formosa. Durante os meses de Julho e Agosto, no Sítio da Fábrica, pequena aldeia piscatória próxima de Cacela Velha, alguns pescadores fazem travessias regulares da ria para a Praia da Fábrica, localizada no extremo ocidental da Península de Cacela, junto da barra do Lacém. A partir da praia da Fábrica o acesso é feito a pé até à praia de Cacela Velha.
A praia localiza-se numa extensa península dunar, de areia fina e branca, que constitui uma barreira física contra o avanço do mar e que protege as águas calmas e pouco profundas da Ria Formosa. As dunas são cobertas por diversas espécies de plantas, que permitem a sua fixação.
A paisagem é muito bela; é possível vislumbrar a Baía de Monte Gordo, a igreja e a fortaleza de Cacela Velha, a Ilha de Tavira, a Ilha de Cabanas, as elevações da serra algarvia, bem como o Cerro de São Miguel.
Apoios e Infra-estruturas: Estacionamento ordenado mas pequeno, sem equipamentos de apoio ou vigilância. Prática de nudismo, Pesca desportiva.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!