Quantcast

Praia da Ilha de Faro

Faro

Informação

Cruzeiro às Grutas de Benagil

Igualmente conhecida por “Ilha de Faro”, esta extensão de areia faz parte da Península do Ancão, que delimita a Ria Formosa a poente.
O acesso viário faz-se através duma estreita ponte que atravessa a Ria Formosa. Apesar da ocupação urbanística e da intensa utilização turística durante o Verão, nas extremas nascente e poente do areal as edificações de veraneio são substituídas pelas pitorescas casas dos pescadores e mariscadores e, gradualmente, as dunas e o sapal vão dominando a paisagem. Para nascente é possível fazer um Percurso de Natureza sobre um passadiço de madeira que percorre o cordão dunar até perto da Barrinha (Barra de S. Luís).
É possível fazer praia na face do cordão arenoso virado a norte, para um canal da Ria Formosa, o areal porém é estreito e encontra-se ocupado por muitas embarcações.
A utilização deste plano de água para a prática de desportos náuticos é de facto intensa (jetski, windsurf, vela, etc.). A qualidade da água mantém-se aceitável, já que na Ria Formosa a água é integralmente renovada a cada ciclo de maré. A vista é privilegiada: sobre a serra e sobre a cidade de Faro enquadrada pela ria.
Estacionamento ordenado, com diversos equipamentos de apoio (restaurantes, WC) e vigilância durante a época balnear. Durante o verão é ainda possível chegar à praia através de barco, a partir de Faro (cais da Porta do Sol).

Mapa

Avaliação

7.1Bom42 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma