Praia da Ilha de Faro

7.9

Igualmente conhecida por “Ilha de Faro”, esta extensão de areia faz parte da Península do Ancão, que delimita a Ria Formosa a poente.
O acesso viário faz-se através duma estreita ponte que atravessa a Ria Formosa. Apesar da ocupação urbanística e da intensa utilização turística durante o Verão, nas extremas nascente e poente do areal as edificações de veraneio são substituídas pelas pitorescas casas dos pescadores e mariscadores e, gradualmente, as dunas e o sapal vão dominando a paisagem. Para nascente é possível fazer um Percurso de Natureza sobre um passadiço de madeira que percorre o cordão dunar até perto da Barrinha (Barra de S. Luís).
É possível fazer praia na face do cordão arenoso virado a norte, para um canal da Ria Formosa, o areal porém é estreito e encontra-se ocupado por muitas embarcações.
A utilização deste plano de água para a prática de desportos náuticos é de facto intensa (jetski, windsurf, vela, etc.). A qualidade da água mantém-se aceitável, já que na Ria Formosa a água é integralmente renovada a cada ciclo de maré. A vista é privilegiada: sobre a serra e sobre a cidade de Faro enquadrada pela ria.
Estacionamento ordenado, com diversos equipamentos de apoio (restaurantes, WC) e vigilância durante a época balnear. Durante o verão é ainda possível chegar à praia através de barco, a partir de Faro (cais da Porta do Sol).

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!