Praia do Norte ( Nazaré )

5.9

Aqui termina o extenso areal que começa alguns quilómetros a Norte, em Vale Furado. O Pinhal de Leiria estende-se até aqui e a estrada florestal que o atravessa vê o seu fim nesta zona, mais propriamente no Promontório do Sítio da Nazaré. Na sua extremidade, o Forte de S. Miguel Arcanjo (séc. XVII) alberga o Farol da Nazaré e oferece uma paisagem fabulosa.
Poderá aceder à praia por esta zona ou pela estrada florestal, encontrando na descida para o areal um parque aquático. A parte terminal deste acesso não é asfaltada e não tem saída. A zona envolvente encontra-se algo desordenada e ocupada por vegetação oportunista. Por outro lado, na vasta duna primária as espécies características encontram-se, por enquanto, bem representadas.
O mar, não vigiado, requer muito cuidado, sendo procurado por surfistas e pescadores. Normalmente, as ondas rebentam de forma violenta contra a falésia e ao longo do tempo esculpiram nos calcários da base uma gruta, o Forno de Orca, que constitui apenas uma das mais valias geológicas do extremo Sul desta praia.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!