Praia Grande do Rodizio

7.1

A Praia Grande, também conhecida por Praia da Lagoa, está inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais.
É limitada a norte por afloramentos rochosos compostos por calcários margosos, sobre os quais está apoiado o Hotel e a piscina, sobranceiros ao mar.
A praia possui alguns restaurantes e bares de apoio. Com um extenso areal de 750 metros de comprimento, esta praia é uma das mais frequentadas da linha de Sintra.
As boas condições para a prática de desportos aquáticos, fazem com que seja muito procurada por adeptos do Bodyboard e Surf, realizando-se neste local uma das provas do Campeonato Mundial de Surf/Bodyboard.
No extremo sul da praia, em camadas do Cretácico inferior com atitude quase vertical, existem pegadas de dinossáurios numa rocha da arriba. É junto à escadaria que conduz à praia, que se pode observar o conjunto de sessenta e seis pegadas de dinossáurios (Megalossaurus e Iguanodon), postas a descoberto pela acção da erosão sobre estas rochas. As pegadas de ângulo mais apertado pertencem ao Megalossaurus e as de ângulo mais amplo, ao Iguanodon.
O facto de se apresentarem sob a forma vertical, evidencia a intensa deformação a que estas rochas foram submetidas na altura da formação do maciço magmático de Sintra.
O extremo esquerdo da praia, junto às escarpas, é uma das zonas mais concorridas pelos pescadores, famosa pela qualidade e quantidade de peixe.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!