Reserva Natural da Dunas de São Jacinto

7.1

A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto situa-se no extremo da península que vai desde Ovar a São Jacinto. A Oeste tem o oceano atlântico e a Este a Ria de Aveiro.
Criada em 1979, esta área protegida tem cerca de 700 hectares e está integrada na Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, importante área para a protecção das aves marinhas.
Com vista à protecção das dunas e dos seus habitats naturais, está dividida a Reserva em três áreas distintas, mas complementares: as dunas móveis e fixas, de grande importância devido ao seu bom estado de conservação; uma mata constituída principalmente por pinheiro-bravo; e charcos de água doce, dos quais o maior, mais conhecido por Pateira, é local privilegiado de passagem ou invernada para aves aquáticas migradoras.
A nível de fauna destacam-se o chapim-real, o chapim-carvoeiro, o chapim-de-poupa, a gaivota-ar-gêntea, o guincho, a negrinha e o pato-marinho, entre outros. Na flora predominam choupos, salgueiros, juncos, líquenes, estorno e o pinheiro-bravo que fixa as terras desta reserva. Na já referida Pateira de São Jacinto podemos observar vários exemplos de anatídeos invernantes como o pato-real, para além de garças como a garça-branca.
A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto permite a realização de visitas guiadas, mediante marcação prévia. Os visitantes têm ao seu dispor Trilhos Interpretativos, um Centro de Interpretação e um Centro de Acolhimento.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!