Ribeira Grande
Informação
Este é o concelho mais plano de toda a Ilha de São Miguel, aqui se encontrando, não obstante, o maciço vulcânico da Serra de Água de Pau (como é bem visível nas caldeiras da Ribeira Grande), situando-se o ponto mais alto no Pico da Barrosa a 947 metros de altitude.
O povoamento de Ribeira Grande terá tido lugar em finais do século XV, muito devido à ribeira que lhe dá o nome, e auxilia à fertilidade e beleza destes terrenos. Foi já no século XX que Ribeira Grande ganha uma maior importância, tornando-se no centro económico mais importante do norte da Ilha, com novas unidades agrícolas, comerciais e também industriais.
Esta é uma região de grande legado natural e também arquitectónico, apresentando o centro urbano de Ribeira Grande uma graciosidade de grande encanto, com o seu típico casario, a sua herança gótica/manuelina e também monumentos como o bonito e típico edifício dos Paços do Concelho do século XVII, a fantástica Igreja do Espírito Santo, ou Igreja da Misericórdia ou do Senhor dos Passos, provavelmente do século XVIII, a Igreja da Estrela ou mesmo o popular Aqueduto.
Pela região encontram-se igualmente algumas notáveis casas apalaçadas e senhoriais, que atestam o poderio económico deste território, como é o caso da actual Casa da Cultura, sita no belo Solar de São Vicente.
A Reserva Natural do Vale das Lombadas demonstra a beleza única destas paragens, num profundo vale de um verde vívido, onde se situam as nascentes das muito apreciadas águas das Lombadas.