Ruínas do Castelo de Giraldo

Évora

Faça a sua primeira viagem e ganhe 5€ com o código GUIADACIDADE

Descrição

Estas Ruínas do chamado “Castelo do Giraldo”constituem um importante legado patrimonial, situadas nas proximidades da aldeia de Valverde, pertencente ao concelho de Évora, na vasta região Alentejana.

O Castelo do Giraldo é um dos raros povoados conhecidos no Alentejo em que se confirmou uma ocupação quase contínua desde o III até finais do I milénio antes de Cristo, posteriormente com uma ocupação esporádica em época medieval.

Esta interessante fortaleza natural, assente num dos contrafortes da Serra de Monfurado a cerca de 334 metros de altura, é uma estrutura fortificada proto-histórica geralmente atribuída à Idade do Bronze, mas com vestígios de outros períodos de ocupação posteriores.
Os vestígios de muralha ainda hoje visível, de planta sub-circular, com um perímetro exterior de 114 metros, datam provavelmente do período medieval.

O povoado foi desde cedo apelidado de “Castelo de Giraldo” por alegadamente ter sido refugio de “Giraldo Sem Pavor”, utilizando-o como base de operações na luta contra os Mouros. Giraldo, ou Geraldo, Sem Pavor, foi um nobre nascido no Norte do País que partiu cedo para o Sul, nas lutas contra os Mouros, onde liderou um bando de salteadores. O seu grande feito deu-se por alturas da tomada de Évora aos Mouros, oferecendo a localidade ao primeiro Rei Português, D. Afonso Henriques, em 1165, utilizando como base estratégica para a vitória esta estrutura.

O povoado tem uma área bastante reduzida, de aproximadamente 0,25 hectares, tendo sido descoberto e identificado em 1957.


Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
valverdegeraldosempavoralentejoproto