Ruínas do Convento de Nossa Srª do Desterro

Monchique

Informação

Fundado em 1631 por Pero da Silva (que posteriormente foi vice-rei da Índia), o Convento de Nossa Senhora do Desterro, de arquitectura Manuelina, encontra-se hoje em Ruínas, rodeado de arvoredo, com um magnífico panorama sobre Monchique, conservando ainda parte do seu grande encanto e beleza.


Segundo a lenda, dois navegantes em perigo terão feito uma promessa em pleno mar alto de construírem uma igreja no primeiro lugar da terra de Portugal que avistassem do mar.

A lenda afirma também que o fundador trouxera consigo da Índia uma pequena imagem da Nossa Senhora, em marfim, imagem que, depois da sua morte, os frades veneravam como relíquia, até que, para a salvar do vendaval de 1834, um deles a escondeu debaixo do hábito e foi pedir a uma senhora, que a recolhesse.
Em 1632 o Convento foi entregue à Ordem Terceira de S.

Francisco, tendo sofrido severas danificações no grande terramoto de 1755.
Propriedade da Câmara Municipal de Monchique, tem como projecto a construção de uma unidade hoteleira no Convento, mantendo para tal a sua traça original.


O acesso ao Convento pode ser feito a pé desde Monchique (dista cerca de 500 metros), ou de carro, com estacionamento próximo, seguindo por estrada asfaltada até cerca de 100 metros.



.

Mapa

Avaliação

5.9Normal17 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma