Ruínas Romanas de Pisões
Informação
Escavações arqueológicas e estudos efectuados nas Ruínas, que até ao momento se encontram parcialmente escavadas, confirmam que a villa terá sido ocupada entre os séculos I e IV d.C. A área residencial dos proprietários é o património que, até agora, maiores estudos sofreu. Seria uma habitação com mais de quarenta divisões com compartimentos essencialmente caracterizados pela sua riqueza decorativa.
Tanques, piscina e termas de apreciáveis dimensões, existiriam igualmente nesta propriedade, em aproveitamento da proximidade da barragem de Pisões, constituindo mesmo, o edifício termal, um dos mais relevantes exemplares de termas privadas romanas encontrados em território português.
Todo o conjunto de mosaicos existentes nas Ruínas romanas de Pisões é verdadeiramente assinalável, com peças de grande qualidade, composições geométricas e naturalistas, desde mosaicos monocromáticos até aos policromados. Um verdadeiro tesouro em terras lusas.
Existe no Centro de Acolhimento e Interpretação uma exposição permanente sobre o sítio, organizada de forma temática, estando igualmente o percurso da visita devidamente sinalizado.
Para visitantes com mobilidade reduzida existem alguns troços do percurso da visita que podem apresentar dificuldades.
O acesso faz-se através de uma estrada de terra batida, desde a Aldeia de Penedo Gordo durante cerca de 4km.
Encerrado à 2ª feira e feriados de 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de Dezembro.