Ruínas Romanas de Pisões

7.8

Pertencentes à Villa romana de Pisões, de estilo helenístico, estas Ruínas situam-se na Herdade da Almagrassa, a cerca de 10 km a Sudoeste da cidade de Beja, e foram encontradas acidentalmente, em 1967, durante trabalhos agrícolas.
Escavações arqueológicas e estudos efectuados nas Ruínas, que até ao momento se encontram parcialmente escavadas, confirmam que a villa terá sido ocupada entre os séculos I e IV d.C. A área residencial dos proprietários é o património que, até agora, maiores estudos sofreu. Seria uma habitação com mais de quarenta divisões com compartimentos essencialmente caracterizados pela sua riqueza decorativa.
Tanques, piscina e termas de apreciáveis dimensões, existiriam igualmente nesta propriedade, em aproveitamento da proximidade da barragem de Pisões, constituindo mesmo, o edifício termal, um dos mais relevantes exemplares de termas privadas romanas encontrados em território português.
Todo o conjunto de mosaicos existentes nas Ruínas romanas de Pisões é verdadeiramente assinalável, com peças de grande qualidade, composições geométricas e naturalistas, desde mosaicos monocromáticos até aos policromados. Um verdadeiro tesouro em terras lusas.

Existe no Centro de Acolhimento e Interpretação uma exposição permanente sobre o sítio, organizada de forma temática, estando igualmente o percurso da visita devidamente sinalizado.
Para visitantes com mobilidade reduzida existem alguns troços do percurso da visita que podem apresentar dificuldades.
O acesso faz-se através de uma estrada de terra batida, desde a Aldeia de Penedo Gordo durante cerca de 4km.
Encerrado à 2ª feira e feriados de 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1º de Maio e 25 de Dezembro.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!