Ruínas Romanas do Cerro da Vila

6.2

Situadas no complexo turístico de Vilamoura, as Ruínas Romanas de Cerro da Vila terão sido em tempos (provavelmente entre o século I e III) uma Villa rústica, rodeada de campos férteis, compostas por varias banheiras e mosaicos romanos e abastecida de água a partir de uma barragem construída a cerca de 2 Km de distância, pertencente ao território de Ossonoba.
A água era elemento de suma importância nesta villa, e mesmo a sua localização favoreceu o aproveitamento dos recursos marítimos e o tráfico de mercadorias, daí a existência de um porto, existindo igualmente bicas e um lago no jardim, a partir do qual toda a casa se desenvolvia.
Nas Ruínas Romanas de Cerro da Vila podem ainda observar-se vestígios da sala de recepção, os quartos, a cozinha, as áreas de serviço de servos e escravos , que incluíam um cryptoporticum.
Estas Ruínas constituem um importante testemunho para a compreensão e conhecimento da importância da presença dos Romanos no Algarve, e para uma maior percepção e conservação deste importante local, foi criado um Museu onde se disponibiliza informação sobre o sítio arqueológico e a visita às ruínas propriamente ditas conta com um percurso claramente sinalizado.
As Ruínas Romanas de Cerro da Vila estão classificadas como Imóvel de Interesse Público.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!