7.4

O Sabugal é uma bonita cidade Beirã, sede de concelho, localizada na região Centro do País, numa área montanhosa, banhada pelo bonito Rio Côa, desde cedo palco de diversos conflitos e batalhas, envolvida por diversas fortificações defensivas.

Esta é uma região que denota ocupação humana bastante remota, mostrando indícios de ocupação pré-história, a partir do Neolítico, sendo também abundantes os vestígios da Idade do Bronze e do Ferro.
A própria povoação de Sabugal ocupa um esporão natural onde provavelmente existiu um castro na Idade do Bronze, posteriormente ocupado no período romano.
A Idade Média foi um período conturbado para a região, que chegou mesmo a pertencer ao reino de Leão, sendo reconquistada por alturas do Tratado de Alcanices. Testemunho destes tempos conturbados são os cinco castelos envolventes, pertencentes ao município do Sabugal: Alfaiates, Vilar Maior, Sabugal, Vila do Touro e Sortelha.

O Sabugal está integrado na bonita Reserva Natural da Serra da Malcata, onde estão protegidas diversas espécies vegetais e animais, muito conhecida por um dos últimos abrigos do lince ibérico.

O castelo do Sabugal constitui o património de maior interesse da cidade, que conta também com outros locais de interesse, como a Igreja da Misericórdia, o bonito Pelourinho, um bonito e renovado espaço verde, o Jardim das Poldras, com diversos atractivos para crianças, o Jardim do Largo da Fonte, ou os Jardins da Ponte de Açude com agradáveis vistas sobre o castelo e o rio Côa, não esquecendo o espaço do Museu Municipal, dedicado à arqueologia e etnologia, e a encantadora praia fluvial. 

Na região pertencente ao município do Sabugal existem ainda diversas aldeias históricas que merecem visita obrigatória, como Sortelha, demonstrando a riqueza histórica, natural e cultural deste território, sinais de tempos idos que ditosamente se mantiveram até aos nossos dias.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!