Santa Cruz (Ilha da Madeira)
Informação
A região foi das primeiras a ser descobertas, e daí terá derivado desde logo o seu topónimo, por estes navegadores terem, de uns cepos velhos derrubados, feito uma cruz e pendurado esta numa árvore. Era o lugar da Santa Cruz.
O concelho de Santa Cruz alberga no seu território as Ilhas Desertas, parte integrante do Arquipélago da Madeira.
Hoje em dia uma região bem desenvolvida, Santa Cruz ainda mantém as suas características agrícolas e piscatória, aproveitando o melhor que os solos e o rico mar oferecem, embora pela região se tenham desenvolvido ao longo dos tempos várias industrias, muitos serviços e, claro, um franco crescimento Turístico, situando-se no concelho o Aeroporto da Madeira.
Santa Cruz orgulha-se do seu património, com monumentos como a bela Igreja Matriz, mandada construir pelo Rei D. Manuel I em 1533, a Igreja da Misericórdia do século XVI, as Capelas de nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora da Piedade, do século XVII, ou o Forte de São Sebastião do Caniço, ou o bonito edifício da Câmara Municipal, que espelha ao mais alto nível a plena arquitectura colonial.
A Casa da Cultura de Santa Cruz oferece também um espaço privilegiado para as artes plásticas, enaltecendo os ricos aspectos etnográficos da região.
A região de Santa Cruz acarinha também uma das grandes artes Madeirenses: o típico artesanato, com saberes e técnicas bem antigas, produzindo maravilhosas obras de bordado, madeira, cana , cestaria e vime ou as famosas colheres de pau.