Santuário de Nossa Senhora da Enxara

7.6

Próximo da freguesia de Ouguela, no belo concelho de Campo Maior, na vasta região Alentejana o Santuário de Nossa Senhora da Enxara é famoso pelas festividades que têm lugar na semana Santa, estando ligado a uma já antiga lenda.

Anualmente, na Quinta-Feira Santa a imagem de Nossa Senhora da Enxara é transportada em procissão da Igreja da Ouguela para o Santuário, situado alguns quilómetros de distância, retornando na segunda-feira a seguir à Páscoa.
Neste fim-de-semana o Santuário de Nossa Senhora da Enxara enche-se de fiéis e visitantes que celebram a sua fé e devoção Mariana.


A Lenda de Nossa Senhora da Enxara
Reza a lenda que certo dia estava uma mulher a lavar roupa no rio, na companhia da sua filha que brincava. Ao se afastar para brincar, a criança voltou pouco depois com um brinco de ouro afirmando ter sido oferecido por uma senhora muito bonita.
Quando voltaram ao local onde a menina encontrou a senhora, deparam-se com a imagem de Nossa Senhora sobre uma pedra redonda, que hoje está no Santuário.
A população, ao saber do acontecimento, decidiu erguer uma capela a meio caminho, contudo todas as manhãs a imagem desaparecia para ser de novo encontrada no local original. Assim, a população decidiu construir um Santuário para albergar a imagem de Nossa Senhora da Enxara.

Diz também o povo de Campo Maior que quando não havia água nem chovia, se realizava uma cerimónia onde os habitantes deitavam a pedra ao rio, para que a Nossa Senhora fizesse chover. Tal acontecia, procedendo-se então ao ritual inverso que consistia em retirar a pedra do rio, colocá-la novamente na Capela e sobre ela recolocar a imagem.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!