7.8

São Jorge é uma pacata localidade do concelho de Santana, situada na Costa Norte da magnífica Ilha da Madeira, dona de férteis solos e bonitas paisagens, parte localizada em plena Floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO como Património Mundial Natural.

A região de São Jorge tem uma feição marcadamente agrícola, embora cada vez mais modernizada e com a devida oferta de serviços e desenvolvimento turístico, não tão vincado como na parte sul da ilha.

Durante vários séculos, São Jorge foi um importante entreposto comercial da zona Norte da Ilha, tendo entrado em franco declínio no século XX com a construção de uma nova estrada, que passou a ser o meio privilegiado de comunicação.

São Jorge orgulha-se da sua Barroca Igreja Matriz datada de 1761, construída no local onde antes existiria uma pequena capela do século XV, que terá dado o nome à própria terra.

Terra de tradições ainda muito vivas, produzem-se na região, para além dos frescos produtos da terra, interessantes peças e objectos artesanais, existindo mesmo um instrumento musical artesanal original da localidade: o Bexigoncelo, constituído por uma vara ao qual é sobreposta, numa das extremidades, uma bexiga de porco, sendo a corda única feita de tripa. Este típico instrumento da região de Santana apresenta um som grave, a fazer lembrar um baixo acústico.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!