São Pedro de Sintra

5.0

São Pedro de Sintra ou de Penaferrim é uma bonita freguesia pertencente ao concelho de Sintra, situada na encosta da luxuriante Serra de Sintra.

São Pedro é hoje afamada pelo seu comércio, mormente de velharias e antiguidades, e pela proximidade com o centro histórico Património Cultural da Humanidade de Sintra, que, pese embora o crescente número de visitantes, tem sabido manter as suas tradições e beleza patrimonial.

Localizam-se na freguesia de São Pedro diversos espaços históricos de grande beleza, como maravilhoso Parque da Pena, onde está o romântico Palácio Nacional da Pena do século XIX, ou as Capelas de São Lázaro e de Santa Eufémia, a maravilhosa Lagoa Azul, diversas quintas como o Ramalhão, a Quinta D. Dinis ou a da Penha Longa, a Casa do Cipestre ou mesmo o espectacular Castelo dos Mouros.

A localidade exibe ainda a orgulhosa Igreja Paroquial, consagrada a São Pedro, sendo uma as das primeiras paróquias portuguesas, juntamente com três outras que D.Afonso Henriques construiu em Sintra, depois da tomada definitiva da Vila aos mouros, em 1147.

Muito célebre é a Feira de São Pedro que se realiza todos os segundos e quartos domingos de cada mês no Largo D.Fernando II. Esta é uma feira cujas origens remontam ao século XII, onde se encontra de tudo um pouco, sendo provavelmente a maior feira do concelho de Sintra.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!