Sé Catedral de Angra do Heroísmo

8.4

A Sé Catedral de Angra do Heroísmo é o maior templo e um dos principais monumentos desta bonita cidade Património da Humanidade, em plena Ilha Terceira, no maravilhoso Arquipélago dos Açores.

O actual templo terá sido construído sobre a anterior Igreja de São Salvador, datada provavelmente de 1496, ostentando um estilo Gótico contemporâneo da data da sua construção. A Igreja, contudo, revelou-se pequena para a crescente população de Angra do Heroísmo, que se afirmava como uma vila em franca expansão e riqueza. Da primitiva Igreja resta o altar mor, situado debaixo da Capela.

Procedeu-se, em 1570, à construção da Sé Catedral, num estilo imponente, procedendo-se posteriormente no século XX a diversos trabalhos de restauro, uma vez que diversas calamidades naturais, nomeadamente o terramoto de 1980 e um grande incêndio em 1984, causaram séria destruição.

A Sé Catedral de Angra do Heroísmo é caracterizada pela sua sóbria fachada de duas torres sineiras, e apresenta um bonito interior com tecto esculpido em cedro, azulejaria do século XVII, uma galeria de pinturas retratando os bispos de Angra, esculturas do século VII, mobiliário em jacarandá e o famoso órgão de grandes dimensões.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!