Descrição

A Sé Catedral do Funchal é um bonito monumento situado bem no centro histórico da capital do Arquipélago da Madeira, constituindo mesmo a mais emblemática obra do período Manuelino na Ilha da Madeira.

Os trabalhos de projecção e construção iniciaram-se em 1493, sendo concluídos em 1514, sobre os desígnios de Pero Annes e Gil Enes, numa obra característica do gótico tardio, conjugando os materiais locais com saberes antigos e modernos.

A Sé do Funchal é composta por várias capelas de épocas distintas: a de Nossa Senhora dos Varadouros do século XIX, a de Nossa Senhora de Lourdes dos séculos XVIII e XX, as Laterais do século XVII a XIX, bem como o Altar Mor do século XVI, o Altar do Santíssimo do século XVIII, o Altar de Santo António do século XVII, a Pia Baptismal do século XVI, a Sacristia do século XVIII e a Confraria do Santíssimo do século XVIII.

A planta é em cruz latina de três naves escalonadas, de transepto saliente e tecto de madeira, em algumas zonas em estilo mudéjar muito trabalhado, considerado dos mais importantes em território luso.
A sua bonita Torre Sineira destaca-se do conjunto exterior, pela sua imponência e beleza, tendo sido terminada entre 1517 e 1518.
A Sé apresenta um interior rico, com diversas obras de estatuária e pintura, destacando-se os vários pormenores decorativos do templo, como os assentos e apoios de braços, onde estão retratadas cenas da vida Madeirense. Igualmente interessante é a Cruz Processional oferecida pelo Rei D. Manuel I, considerada uma das obras-primas da ourivesaria Manuelina, e o Cadeiral que se conserva no seu local de origem.
O órgão Romântico do século XIX, os retábulos de São Francisco de Xavier e da Sé do Funchal do século XVI e a rica azulejaria decorativa são outros elementos que enriquecem este bonito Monumento Nacional, classificado em 1910.

Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
igrejasigrejamonumentomonumentosilhamadeira