7.8

A Serra da Lousã, caracteriza-se pela sua magnitude e simplicidade, apresentando-se com a sua rusticidade própria, que caracteriza os espaços naturais, pouco sujeitos a agressões e intervenções humanas.

De destacar as aldeias serranas e os diversos percursos naturais, devidamente individualizados, para os passeios pedestres e as actividades de todo o terreno, quer ao nível do passeio, quer ao nível das actividades desportivas, sejam de relevo nacional, ou de carácter internacional.

O maciço montanhoso da Lousã encontra-se todo ele atravessado por estradas florestais, a que recorrem as organizações de desportos motorizados (BTT, Enduro, Raides Motorizados) e dos desportos de aventura, como sejam o Parapente, Provas de Orientação, Atletismo de Montanha.

Também a caça, e a pesca nos cursos de água serranos, assumem destaque progressivo, designadamente a caça ao javali, e a pesca às trutas.

Mas se a componente do desporto é relevante, também o contacto com a natureza vem, cada vez mais, assumindo uma importância crescente.

Existem passeios pedestres e todo o terreno, os quais permitem ao visitante, contactar com uma elevada diversidade de paisagens, algumas de cortar a respiração pela sua beleza.

A Serra da Lousã encerra ainda autênticos tesouros paisagísticos e monumentais...

Por exemplo, o complexo natural e paisagístico, da Senhora da Piedade, onde junto ao rio se erguem escarpas encimadas por um complexo religioso de grande beleza, a cujos pés se destacam as piscinas fluviais.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!