8.0

A Serreta é uma bonita freguesia rural situada na bucólica costa ocidental da maravilhosa Ilha Terceira, no verdejante Arquipélago dos Açores, provindo o seu nome da vizinha Serra de Santa Bárbara, cujo maciço vulcânico possibilita bonitas paisagens.

Este é um local de grande interesse natural, destacando-se pontos como a Ponta do Queimado e o seu Farol, o Miradouro da Serreta e o Pico da Serreta, locais de onde se têm magníficos panoramas, e também outros locais de grande encanto como a Mata da Serreta, o Biscoito da Fajã ou a Lagoinha.

Este sempre foi um local de difíceis colheitas, dada a cobertura do solo com pedra pomes, necessitando de mais recentes políticas agrícolas e pecuárias. Tem sido, também, um local muito agredido por catástrofes naturais, como a erupção marinha de 1867 ou o grande Terramoto de 1980, entre outros, que levaram ao abandono das populações e ao empobrecimento e fraco desenvolvimento das localidades durante alguns anos, hoje em dia bastante melhorados com o incremento do turismo.

A Serreta é famosa pela grande peregrinação da Senhora dos Milagres que tem lugar anualmente no segundo Domingo de Setembro, atraindo cerca de 10 mil visitantes, cujos momentos altos são a Procissão, e a Tourada na Praça do Pico da Serreta.

Serreta orgulha-se do seu património, com monumentos como a Igreja de Nossa Senhora dos Milagres inaugurada em 1907, e elevado a Santuário Diocesano em 2006, os muitos fontanários presentes pela freguesia, o interessante edifício do Império da Irmandade do Espírito Santo ou a bonita Estalagem da Serreta de inícios do século XX.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!