Descrição

Localizadas no coração da região de Lafões, as termas de S. Pedro do Sul estão entre as mais procuradas da Península Ibérica. Um espaço que combina bem-estar, saúde e lazer, cujas águas são reconhecidas pelos seus efeitos minero-medicinais.

Vestígios de um balneário romano comprovam que esta estância termal foi utilizada no período da romanização. A sua primeira designação - Balneum, terá dado origem ao topónimo Banho, nome porque é conhecida a povoação no séc. XI. Supõe-se igualmente que D. Afonso Henriques (séc. XII), o primeiro monarca português, tenha frequentado as termas.

A estância, que desde 1895 até à implantação da República tomou o nome de Termas da Rainha D. Amélia, situa-se no belissimo vale do Vouga e é uma das mais reputadas do país.

Ramalho Ortigão, conhecido escritor português, referiu-se-lhe assim: "Em S. Pedro do Sul, a natureza capricha em exuberância, num complexo de colorido e fertilidade, bordejando os meandros do rio e trepando pelas folhas dos montes que descem, suaves, para a água...".

Actualmente, as termas dispõem de equipamento moderno, bem como várias estruturas de lazer. São uma das principais estâncias termais do país, com uma média de 25 mil visitantes por ano. A apenas alguns quilómetros de distância encontra-se a cidade de Viseu, com o seu vasto património arquitectónico.


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
riovougaromanasbalnearios