Termas de São Pedro do Sul

7.7

Localizadas no coração da região de Lafões, as termas de S. Pedro do Sul estão entre as mais procuradas da Península Ibérica. Um espaço que combina bem-estar, saúde e lazer, cujas águas são reconhecidas pelos seus efeitos minero-medicinais.

Vestígios de um balneário romano comprovam que esta estância termal foi utilizada no período da romanização. A sua primeira designação - Balneum, terá dado origem ao topónimo Banho, nome porque é conhecida a povoação no séc. XI. Supõe-se igualmente que D. Afonso Henriques (séc. XII), o primeiro monarca português, tenha frequentado as termas.

A estância, que desde 1895 até à implantação da República tomou o nome de Termas da Rainha D. Amélia, situa-se no belissimo vale do Vouga e é uma das mais reputadas do país.

Ramalho Ortigão, conhecido escritor português, referiu-se-lhe assim: "Em S. Pedro do Sul, a natureza capricha em exuberância, num complexo de colorido e fertilidade, bordejando os meandros do rio e trepando pelas folhas dos montes que descem, suaves, para a água...".

Actualmente, as termas dispõem de equipamento moderno, bem como várias estruturas de lazer. São uma das principais estâncias termais do país, com uma média de 25 mil visitantes por ano. A apenas alguns quilómetros de distância encontra-se a cidade de Viseu, com o seu vasto património arquitectónico.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!