8.0

Terras de Bouro é uma bonita vila, sede do concelho mais rural do distrito de Braga, situada na região Norte, no verdejante Minho, num local de férteis solos e grande beleza natural, bem no coração do fantástico Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Esta é uma região habitada pelo Homem desde tempos pré-históricos, rica em legados arqueológicos, como os de ocupação Romana, Sueva, Visigótica e Mourisca do território. De facto, pensa-se que o termo “Bouro” provirá de “Búrios“, povo Suevo de fortes tradições religiosas que viveu nesta região. Um dos principais marcos arqueológicos da região é a importante Via Romana que ligava Braga a Astorga, uma das mais importantes do território Ibérico, utilizada ainda na Idade Média como um dos caminhos de Santiago, encontrando-se mais de 30 marcos miliários Romanos.

Terras de Bouro apresenta um rico legado património arquitectónico, marcado pelos materiais locais e pela ruralidade desta paisagem serrana, que se tem mantido ao longo dos séculos, onde ainda se encontram sequeiras, espigueiros, eiras, moinhos de água ou as pequenas ermidas e alminhas.

Por toda a região encontram-se pequenas e encantadoras aldeias rurais, que parecem magicamente paradas no tempo, onde a tradição ainda reina, e a terra vai ofertando os seus frutos a quem sabiamente a cuida.
Na vila, vale a pena conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Abadia e o antigo Mosteiro Beneditino, ou apreciar a tradição patente nas peças artesanais produzidas na região, com destaque para os trabalhos em linho, lã, cerâmica, cestaria ou madeira.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!