Tondela
Informação
Esta é uma região que mantém as suas fortes tradições, marcadamente rurais, onde a agricultura ainda marca a vida das gentes, sobretudo devido à rica actividade vitivinícola, no coração da fantástica Região Demarcada do Vinho do Dão.
Esta será uma povoação muito antiga, com diversos vestígios de ocupação humana desde tempos pré-históricos, interessantes monumentos megalíticos, pinturas rupestres, castros e muitos legados arqueológicos. Testemunhos históricos como o Menir de Caparrosa, as pinturas de São Miguel do Outeiro, de Molelos e de Molelinhos, o castro de Nandufe ou o Dólmen da Lageosa constituem um património de grande interesse da região de Tondela.
A cidade apresenta, também, um diversificado património histórico e arquitectónico, onde primam as várias casas senhoriais e solares que denotam a importância agrícola na economia da região, como o de Santa Ana, bem como bonitos monumentos como a bela Igreja Matriz do século XIX, a Igreja do Carmo, com origens no século XVII, o mítico Pelourinho de Tondela, situado frente ao edifício dos Paços do Concelho, que prima pelos belos painéis de azulejos, ou mesmo a emblemática Fonte da Sereia, do século XVIII, que simboliza a Lenda de Tondela.
Terra de fortes tradições, é conhecida pela boa Cozinha, com fartas delícias gastronómicas, mas também pelo seu artesanato, com artigos em tanoaria, linho, cestaria e o famoso barro negro.
A Lenda de Tondela
Diz-se que em tempos idos e conturbados, de vários ataques de povos inimigos, existiu a Maria da Fonte, que vigiava as paisagens circundantes para a protecção da povoação. Quando avistava tropas inimigas, fazia soar uma trombeta, reunindo os populares em protecção da localidade, que vinham apressadamente “ao tom dela”.
Ainda hoje a lenda se conta, constando mesmo nas armas da cidade uma mulher a tocar trombeta, com a legenda “ao tom dela”.