7.9

Vendas Novas é uma cidade, sede de concelho, situada na vasta região Alentejana, conhecida pela concorrida estrada nacional que a atravessa, outrora caminho de vários reis, e posteriormente do tráfego que rumava de Lisboa para sul com destino a Espanha ou Évora.

De facto a origem e o desenvolvimento da localidade devem-se da construção da Estrada e de um Palácio que o rei D. João V mandou construir para aí pernoitar quando se deslocava ao Alentejo, e também à construção de duas estalagens que fizeram evoluir o lugar, na altura a ganhar importância geográfica dada a proximidade com a Aldeia Galega (actual Montijo). Diz-se que o topónimo derivará mesmo destas duas estalagens ou “vendas”, que facilitaram a vida dos viajantes e comerciantes.
Posteriormente, com a construção da linha de Caminho de Ferro, Vendas Novas sofre um maior desenvolvimento, chegando novas indústrias, operários, mercadorias, serviços e uma nova dinâmica.

A cidade orgulha-se do seu marcado desenvolvimento e dos seus monumentos, como o antigo Palácio Real já referido onde hoje em dia está instalada a Escola Prática de Artilharia, com Museu interior e ao ar livre, tendo ao longo dos anos tempos servido também de aquartelamento de cavalaria, telégrafo e hospital improvisado para combater a febre amarela.
Vendas Novas orgulha-se igualmente do bonito Palácio e Capela do Vidigal do século XIX com uma Praça de Touros; das Igrejas de Santo António do Outeiro e de Nossa Senhora da Nazaré (do século XV); as Capelas do Monte Velho da Ajuda, a Real (junto ao Palácio), a de São Pedro ou a próxima Igreja São Domingos Sávio.

Merece também destaque o Jardim Municipal, de grande beleza, onde se podem desfrutar agradáveis momentos de lazer.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!