6.8

Vila de Rei é uma bonita vila, sede de concelho, situada na região centro do País, considerada mesmo o ponto mais central, por se encontrar a cerca de 2km da vila, na Serra da Melriça, o Centro Geodésico de Portugal, de onde se tem um fantástico panorama.

A ocupação humana da região remontará a tempos pré-históricos, tendo sido habitada por Celtas, Romanos e Mouros, antes da reconquista Cristã.
Após o primeiro foral concedido pelo Rei D. Dinis em 1285, o território foi doado à Ordem dos Templários e à de Cristo.
Já no início do século XIX a região sofre com as Invasões Francesas, recuperando lentamente às investidas.

A vila está rodeada de extensas áreas de Pinhal, e vive hoje em dia da agricultura, serviços e algumas industrias, que privilegiam da sua localização central.

Uma das maiores curiosidades naturais de Vila de Rei é o famoso Penedo Furado, um bonito local arborizado dotado de um conjunto de pequenas quedas de água e dois miradouros, munido de variadas infra-estruturas que o complementam.

No agradável centro histórico da vila vale a pena conhecer a Igreja Paroquial, do século XVIII, e as Capelas da Misericórdia, da Senhora da Guia e de Nossa Senhora do Pranto e a Casa do Capitão Mor, construção nobre do século XVII, utilizada como quartel general durante a época das invasões francesas, e hoje adaptada a uma unidade de turismo rural.

Destaca-se igualmente o Castro de São Miguel de Amêndoa na Serra da Ladeira, a cerca de 493 metros de altitude e habitado na Idade do Ferro, as fantásticas Quedas de Água de Poios ou a próxima aldeia de Xisto de Água Formosa, situada na margem da ribeira da Galega.

O Museu da Geodésia é outro dos pontos de interesse da região, situado no Picoto da Melriça, bem no centro do País, bem como o próprio Museu Municipal de Vila de Rei, instalado na antiga Casa do Patronato, um edifício tradicional da vila, com uma rica colecção etnográfica.

Perto, situa-se a fabulosa Barragem de Castelo de Bode, proporcionando paisagens magníficas e reunindo perfeitas condições para a prática das mais variadas actividades de lazer e turismo.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!