Vila Fresca de Azeitão
Informação
De facto, Vila Fresca de Azeitão desenvolveu-se à volta da Quinta Fresca, onde se situa hoje o magnífico Palácio da Quinta da Bacalhoa, fundado no século XV pelo Rei D. João I, constituindo ainda hoje em dia um dos principais pontos de interesse da região.
Esta é uma localidade afamada pela beleza das suas paisagens e a riqueza das suas quintas e terrenos férteis, na junção da serra com a proximidade do grande oceano Atlântico.
Vale a pena conhecer a bela Igreja de São Simão fundada pela Ordem de Santiago ainda no século XII, sendo o actual templo já do século XVI ou a bonita Capela de São Pedro de Alcube, a próxima Ermida de Nossa Senhora das Necessidades do século XV, e claro, a fantástica Quinta da Bacalhoa do século XVI, considerada das mais belas do País.
Muitas outras quintas, casas senhoriais e herdades da região são dignas de registo, como o Renascentista Palácio dos Duques de Aveiro, as Quintas das Baldrucas, a da Bassagueira, a da Má Partilha ou a da Palhavã, entre outras.
Desde 1723 que na localidade se realizam as Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde, reunindo um largo número de actividades e também de visitantes que apreciam o fervor religioso local. As festividades tiveram inicio por alturas de uma grande peste que assolou a região, mas deixou incólume a freguesia, celebrando-se desde então esse milagroso facto, no fim de semana mais próximo do dia 8 Setembro.
A região é também muito afamada pelos seus produtos regionais, fruto destes férteis terrenos, produzindo célebre queijos, as muito apreciadas “Tortas de Azeitão” ou vinhos de mesa como os da casta “Piriquita” e o doce Moscatel de Setúbal.
Ver Mais
Mapa
Avaliação
Já esteve aqui?
Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!Experiências para a sua viagem
Temos várias experiências para uma visita única