8.8

A primitiva ocupação humana de Vila Nova de Paiva é de aproximadamente sete mil anos. Datam dessa era cerca de uma centena de túmulos monumentais – as antas ou dólmenes –, localmente conhecidas por orcas, que integram a tipologia de edifícios funerários comuns à fachada atlântica da Europa designados por megálitos.

Em Vila Nova de Paiva conhece-se um povoado deste período (que terá sido ocupado aproximadamente entre 950 a. C. e 800 a. C.

Dependiam de uma economia rural, onde o cultivo de cereais e leguminosas seria preponderante, a juntar à criação de gado. Os dados apontam para um fraco envolvimento dessas comunidades nas redes de trocas supra-regionais que se desenvolviam por toda a região atlântica, em parte devido ao isolamento relativamente às grandes vias de comunicação.

Central à região serrana do Alto Paiva - as "terras do demo" de Aquilino Ribeiro - Vila Nova de Paiva está situada actualmente entre concelhos de Moimenta da Beira, Viseu, Sátão, Castro Daire e Tarouca.

O vigor da invernia contrasta com o Estio moderado a quente - nove meses de Inverno e três de Inferno - resume o aforismo.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!