8.6

Vila Praia de Âncora é uma bonita vila de pescadores, pertencente ao concelho de Caminha, uma das mais famosas da região Minhota, no Norte do País, situada na Costa Atlântica e na foz do rio Âncora.

Situada num local de grande beleza natural, Vila Praia de Âncora apresenta vestígios de ocupação humana desde o período Paleolítico, e variados monumentos megalíticos, como o Dólmen da Barrosa do período neolítico. Importantes são os muitos vestígios castrejos encontrados na localidade.
Na época de ocupação Romana foi uma importante localidade devido à extracção de minérios do rio Âncora.
Desde cedo, a Pesca tornou-se a principal actividade das populações que aqui habitam, hoje em dia tendo também grande desenvolvimento várias indústrias e uma crescente importância turística.

A Praia é o maior atractivo da vila, que pauta também pelo Forte de Vila Praia de Âncora ou Fortim da Lagarteira do século XVII, que durante anos defendeu a vila, o Forte do Cão, construído entre 1699 e 1702, pela Igreja Matriz ou pela Capela do Calvário, e pelos muitos legados patrimoniais religiosos, como cruzeiros.

As paisagens naturais circundantes são de extrema beleza, e atraem um grande número de visitantes, sobretudo durante a época balnear, atraídos pelas belas condições da Praia, das várias unidades hoteleiras, dos muitos restaurantes com deliciosas especialidades, e as várias actividades de lazer e desporto aqui disponíveis.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!