Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Descrição

Vila Verde é uma bonita vila, sede de concelho, situada no verdejante Minho, no Norte do País, numa região de grande beleza natural, dona de um rico património com tanto para contar e ver, onde se produz o famoso vinho verde minhoto.

Esta é uma região de bem antiga ocupação humana, com vários vestígios pré-históricos e castrejos por todo o concelho, como o Castro Barbudo ou a Citânia de S. Julião de Caldelas. Vila Verde já teria alguma importância, tempos antes à formação da própria nacionalidade Portuguesa, no século XII.
Actualmente, Vila Verde mantém a sua encantadora feição agrícola, que provém de tempos bem antigos, e tem sido o principal sustento da região, hoje em dia já muito modernizada, e toldada pela importância do célebre vinho verde.
Espelho Patrimonial desta riqueza da terra, são os diversos solares e casas senhoriais que se encontram por toda a região.

Em Vila Verde, a arquitectura típica de granito denota um ambiente bucólico de história e paz de espírito, como é visível na Igreja de São Paio, ou Igreja Velha, do século XVIII, ou na barroca Capela de Santo António dos séculos XVII e XVIII.

Os vales dos rios Cávado, Homem e Neiva oferecem paisagens deslumbrantes e perfeitas condições para a prática das mais variadas actividades turísticas, desportivas e de lazer, num ambiente único de paz de espírito, como nas Praias Fluviais da Malheira e do Faial.

Terra de tradição e costumes vivos, Vila Verde prima também pelas suas peças artesanais de renome, de onde se distinguem trabalhos em vime, miniaturas em madeira, cerâmica, e os muito famosos “lenços dos namorados”, numa tradição do século XVIII, onde as mulheres os bordavam e ofereciam aos seus apaixonados, que caso nutrissem o mesmo interesse, os usariam orgulhosamente em público. Este rico património está patente no Centro de Artesanato Lenços dos Namorados.

entire


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
concelhovilaminhovinhoverdemalheira