Villa Romana do Montinho das Laranjeiras

7.6

A Estação Arqueológica da Villa Romana do Montinho das Laranjeiras situa-se no lugar das Laranjeiras, concelho e freguesia de Alcoutim, na região Algarvia do Baixo Guadiana, num local priveligiado de grande beleza, junto ao rio Guadiana, numa região já distanciada das praias douradas de águas cristalinas, mas cheio de encanto e com muito para ver e conhecer.

Em 1876, uma grande cheia deu a conhecer ruínas de construções feitas nos períodos de ocupação Mourisca, Visigoda e Romana.

O Montinho das Laranjeiras apresenta vestígios de ocupação humana desde o século I até à época Almóada (século XII-XIII). A época de ocupação Romana distingue-se sobretudo pela importância do edifício da "pars frctuaria", local onde se guardariam os produtos agrícolas, datado do século I, verificando-se então que na altura existiriam importantes trocas comerciais com o Norte de África.

Já dos séculos VI e VII datará uma igreja, do qual se observam ainda os vestígios da sua planta cruciforme, existindo outros vestígios atribuídos ao período Mourisco, dos séculos XII e XIII.

A importância do rio Guadiana far-se-ia sentir desde remotos períodos, pensando-se inclusivamente que algumas habitações funcionariam como hospedaria deste entreposto comercial.

Este conjunto poderá ser mesmo entendido como integrante num conjunto mais abrangente, constituído ainda por Guerreiros do Rio, Álamo e Foz de Odeleite, dotado de afinidades evidentes e de estruturas que, localizadas num monte, serviam de algum modo os outros quatro.

Vale a pena conhecer os traços da história que marcaram este território de grande beleza natural, aproveitando o cenário para melhor conhecer este “outro” Algarve.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!