10.0

Vimioso fica situado no Nordeste Transmontano, num planalto entre os rios Maçãs e Angueira, afluentes do rio Sabor.
O seu relevo caracteriza-se por arribas bastante acentuadas nas margens dos rios Angueira, Maçãs e Sabor e terrenos planos com boas hortas e onde se cultiva a oliveira, a amendoeira, a vinha, o sobreiro e outras espécies. A economia de Vimioso baseia-se na agricultura e pecuária que têm vindo a diminuir drasticamente a sua actividade.
As aldeias que confinam com o concelho de Miranda do Douro são influenciadas pelo sotaque do dialecto do Planalto mirandês.
Anualmente realiza-se a Feira de S. Lourenço, a 10 de Agosto. É feriado municipal. Há vinte anos era uma importante concentração de gado onde se realizaram grandes negócios de animais, principalmente bovinos de raça mirandesa. Actualmente, nesse dia, realiza se um concurso de pecuária, de animais de raça mirandesa a que concorrem exemplares dignos de ser apreciados, principalmente na classe de touros. A luta de touros faz parte do programa festivo do S. Lourenço.
O fumeiro fabricado em todo o concelho é de grande qualidade. As alheiras ou tabafeias são excelentes, a chouriça, o salpicão, o butelo, o azedo, o chaviano, são especialidades muito apreciadas.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!