7.2

A bonita vila de Vouzela, sede de concelho, situa-se na bela região da Beira Alta, na fértil zona de Lafões, encantando pela sua beleza natural, património e antiga história.

De facto, esta é uma vila com bem remotas origens, existindo pelo concelho diversos legados bem antigos, como o Castro da Senhora do Castelo, ou a herança do Império Romano que soube aproveitar a centralidade da região, no seu importante eixo viário, cruzando-se aqui duas importantes vias, uma delas partindo para o litoral.

Situada num verdejante região de grande beleza natural e forte feição rural e tradicional, Vouzela apresenta também um interessante património arquitectónico, destacando-se a bela Igreja Matriz em estilo Românico, o Pelourinho, a Igreja da Misericórdia do século XVIII, a bela Capela de São Frei Gil datada do século XVII, bem como as várias casas Senhoriais e Solares, construídas com o típico granito da região, que podem ser encontrados um pouco por toda a região, denotando a importância agrícola e consequente geração de riqueza para os “senhores da terra” ao longo dos séculos.

Vale a pena uma visita ao interessante Museu de Vouzela, que aborda a história e etnografia da região, albergando igualmente algumas obras de arte de coleccionadores da região.

Do Parque de Nossa Senhora do Castelo, tem-se um panorama de excelência sobre grande parte da região de Vouzela, encontrando-se aqui a Ermida de Nossa Senhora do Castelo, e também um Parque de Campismo.

Vouzela tem sabido manter as suas tradições, mormente rurais e etnográficas ao longo do tempo, destacando-se ainda hoje o seu artesanato com trabalhos em linho, as colchas regionais, ou as muitas peças de cestaria. Em termos Gastronómicos, muito há para conhecer e deleitar por toda a região, como a já muito famosa Vitela de Lafões ou o Folar.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!