
Sobre Angola
País da costa ocidental de África, Angola é limitada a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o enclave de Cabinda. A capital é a fervilhante cidade de Luanda.
Vestígios de presença humana encontrados em algumas regiões, principalmente Luanda, Congo e Namibe, demonstram que o território é habitado desde a pré-história. Angola é uma derivação portuguesa do bantu N’gola, que era o título dos reis do Reino do Ndongo na altura em que os portugueses se estabeleceram em Luanda, no século XVI.
A língua oficial é o Português, mas existem cerca de 42 línguas, sendo que as mais faladas são o Quimbundo, Quicongo e o Umbundo. Angola foi uma antiga colónia de Portugal, com o início da colonização no século XV, e permaneceu como colónia portuguesa até à independência em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão.
É um país extraordinariamente rico em belezas naturais que oferece imponentes paisagens naturais de cortar a respiração, com formações rochosas, quedas de água, praias, lagoas e imensos rios. Com cerca de 12 milhões de habitantes praticamente distribuídos principalmente na orla costeira e na região de Huambo, a Angola possui uma grande variedade de etnias que permitem que este pais possua uma grande diversidade cultural.
O clima é composto por apenas duas estações, designadas pela estação da chuva e pela estação de Cacimbo (Agosto). O território é conhecido pela riqueza da sua fauna que inclui toda a espécie de animais, desde elefantes, leões, Antílopes, zebras, gazelas, rinocerontes, girafas, avestruzes, macacos, gorilas e muitos mais.
Toda esta riqueza cultural manifesta-se nas mais diversas áreas, desde a Música, a Pintura, a Dança, a Escultura em madeira, e a deliciosa gastronomia.