De March a April

Folares, amêndoas e procissões

Algarve - Faro

Information

A semana santa é vivida com intensidade e por toda a costa sul portuguesa, realizam-se procissões, com rituais próprios que diferem consoante a região e os costumes das suas gentes, numa tradição que todos os anos se repete.

A Procissão do Enterro do Senhor sai à rua na noite de Sexta-feira Santa nas localidades de Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António, Monchique, Lagoa, Silves e Faro, onde o cortejo integra a cavalaria militar.

No Domingo de Páscoa, realiza-se a Procissão da Ressurreição de Cristo, que ganha o nome de Procissão Real, em Monchique, e Procissão do Santíssimo Sacramento, em Lagoa.

Entre as diversas manifestações pascais que, no Algarve, celebram a alegria pela ressurreição de Jesus, destacam-se a Mãe Soberana, em Loulé, e a Festa das Tochas Floridas, em São Brás de Alportel.

Em Loulé, os festejos começam no Domingo de Páscoa, com a chamada Festa Pequena, que consiste na descida do andor com a imagem da Mãe Soberana desde a Ermida de Nossa Senhora da Piedade até à Igreja de São Francisco, na cidade, onde permanece duas semanas, a Festa Grande ou o adeus da Padroeira à sua terra culmina com a procissão a subir a íngreme ladeira até à Ermida, sendo o andor carregado em braços e transportado em passo de corrida.

Em São Brás de Alportel, no domingo de Páscoa, os homens empunham tochas enfeitadas com ramos de alfazema, rosmaninho e flores campestres e formam as alas da procissão que assinala a Ressurreição de Cristo, numa celebração que alia o religioso ao pagão, denominada Festa das Tochas Floridas.

Map

Experiences for your trip

We have several experiences for a unique visit

more
Algarve
De March a April

CityOnline

Escolha o Idioma