Papa Francisco distingue Imagem de Nossa Senhora da Soledade de Mafra

Mafra
Mafra

Information

O Papa Francisco concedeu a Coroação Pontifícia da Imagem de Nossa Senhora da Soledade venerada na Basílica, um dos singulares expoentes das tradições que estão intimamente ligadas com o Real Edifício de Mafra, recentemente inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO.

Esta distinção, que consiste na coroação ritual desta imagem por um enviado do Papa, traduz o reconhecimento por parte da Santa Sé da devoção à Virgem Maria presente nesta imagem, alargando e promovendo o seu culto a todos os católicos.

Trata-se de um acontecimento histórico para o nosso país e para o Concelho de Mafra, pois além desta imagem, apenas foram coroadas canonicamente, em Portugal, as imagens de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, e de Nossa Senhora de Fátima.

A Imagem de Nossa Senhora da Soledade, custodiada pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, data de 1773 e assume um papel de destaque na devoção e na piedade popular das gentes de Mafra, acompanhando há mais de dois séculos, duas das monumentais procissões quaresmais, (Procissão do Senhor dos Passos e Procissão do Enterro do Senhor) que são um testemunho do legado artístico e da grandiosidade que a Vila alcançou no período barroco e nos reinados de D. João V e D. José I, e das tradições sociais, culturais e religiosas, que constituem um emblemático património imaterial.

To read

Published 16/12/2020

Map

CityOnline

Escolha o Idioma